terça-feira, 13 de julho de 2010

Questões !

Energia, ontem, hoje e sempre, cuide-a!
Um recurso imprescindível para que possa existir vida no nosso planeta, precisamos da energia para nos movermos, para comunicarmos, para assegurar a iluminação e o conforto térmico nas nossas casas, entre outros. Ela é amplamente empregada em lares, fazendas e indústrias. Em nossos lares a eletricidade fornece luz e produz calor para o funcionamento de refrigeradores, rádios, televisores, aspiradores de pó, computadores, maquinas de lavar roupas, já nos meios rurais são usados em máquinas elétricas, bombeiam água, secam o feno, ordenham vacas e os edifícios comerciais dependem de eletricidade para o funcionamento de elevadores, escadas rolantes, ajudando a mover praticamente todos os equipamentos das indústrias, como grandes tornos mecânicos e imensas fornalhas.
A geração de energia elétrica é uma atividade humana básica já que está diretamente relacionada com os requerimentos primários do homem. Todas as formas de utilização das fontes de energia, tanto as convencionais como as denominadas alternativas ou não convencionais, agridem em maior ou menor medida o nosso meio ambiente, por isso, devemos nos conscientizar e aprender que simples atitudes podem ser tomadas em nosso cotidiano, como por exemplo: utilizar máquinas de lavar roupas ou pratos com sua capacidade máxima, acumular roupas na hora de se utilizar do ferro, não utilizar lâmpadas com capacidade maior do que o necessário, evitar deixar a porta de geladeiras abertas, evitar tomar banhos demorados, pendure ao invés de usar a secadora, instale uma válvula inteligente na sua descarga, evite usar aparelhos elétricos ou eletrônicos no horário de pico, etc.
Atualmente a eletricidade é de tamanha importância que quando ocorre algum imprevisto no seu abastecimento os hospitais, postos de gasolina e escolas usualmente possuem geradores próprios para compensar esta perda. Imagina estar sobrevivendo graças a aparelhos e inexplicavelmente ocorre uma falta de luz, isso não seria nada agradável, imagine as grandes empresas (que possuem alta produtividade diária) sofrerem um apagão, o prejuízo seria tanto que a saúde financeira de toda uma região poderia ser afetada. Quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que você e o meio ambiente pagam por ela. Ao usar a energia elétrica de maneira correta, você economiza na conta de luz e ainda ajuda o país a preservar suas reservas ecológicas e, consequentemente, a vida do planeta, por isso vamos economizar para não faltar!!!

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_el%C3%A9trica
Autor: Marcelo Alves

0 comentários: