No dia 28 de maio de 2010 o terceiro ano do ensino médio do Colégio Salvatoriano Bom Conselho realizou uma viagem ao pólo petroquímico de Triunfo onde está situada a Copesul Braskem, onde podemos observar uma grande fábrica em que tudo acontece em 3 diferentes gerações,a de fase 1,onde o petróleo passa pela refinaria,sendo transformada em nafta(matéria prima para a produção do plástico)e que pode ser cedida as outras empresas do pólo,fase 2,onde a nafta é transformada em bolinhas de plástico chamada borracha sintética, e também a fase 3,onde é construído todo tipo de objeto de plástico.
Em nossa visita,observamos a que Braskem, companhia que surgiu em 2001,
é uma da área petroquímica, uma das três maiores empresas industriais de capital privado do país onde está situado o maior complexo de produção de resinas termoplásticas da América Latina, com perspectiva de ser incluída entre os 10 maiores do mundo.
Com 19 fábricas localizadas em Alagoas, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, a empresa produz petroquímicos básicos como eteno, propeno, benzeno, caprolactama e DMT, além de gasolina e GLP (gás de cozinha). No segmento de resinas termoplásticas, em que é líder na América Latina, tem seu foco em polietileno, polipropileno e PVC.
A Braskem tem vocação para o crescimento, consequência da dedicação em servir seus clientes. Em outras palavras, além do crescimento da própria empresa, está comprometida com o desenvolvimento do setor petroquímico e dos plásticos, de toda a cadeira produtiva e do Brasil.
Um pouquinho mais sobre o POLIPROPILENO VERDE.
Em setembro de 2008, a Braskem anunciou o desenvolvimento do PP verde de origem renovável, um feito inédito da companhia. As amostras foram obtidas primeiramente em escala de laboratório. Assim, foi dado mais um passo importante para consolidar a liderança da Braskem no desenvolvimento de plásticos verdes ao produzir as primeiras amostras de polipropileno a partir de matéria-prima 100% renovável ,pois pode ser produzido a partir da cana de açúcar,onde é retirado o etanol e construído o chamado plástico verde,ao contrário do petróleo que não é renovável durante o nosso tempo de vida,a cana de açúcar pode ser replantada e assim construir plástico a partir de uma matéria totalmente renovável.
Também visitamos a Corsan Sitel SITEL,criada em 1982, Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos,empresa muito importante no tratamento de efluentes liberados por todas as empresas que constituem o Pólo petroquímico no Rio Grande do Sul.
A Corsan Sitel abastece cerca de 2 milhões de gaúchos,e possui cinco negócios:
Tratamento de efluentes petoquímicos SICECORS,onde por exemplo ela trata os líquidos vindos da Braskem,possui também,tratamento de efluentes automotivos CETEL,de 2000,(vindos de empresas do ramo automobilístico),Tratamento de efluentes sólidos,tratamento de água,e faz tambem um monitoramento ambiental de sua área e tambem do pólo.
O SICECORS(criado em 1985) é o sistema que recebe os resíduos sólidos, comuns e industriais, provenientes das indústrias localizadas no Pólo Petroquímico do Sul.
O sistema dispõe de um serviço de coleta, dentro das áreas industriais, conforme suas características e pontos pré-determinados.
A ETA/PÓLO(criada em 1979) é um sistema que trata e distribui água para economias localizadas na área do Pólo Petroquímico tais como indústrias e comunidade vizinha ao sistema.
Ocorre a captação da água bruta do rio Caí por meio de bomba. Esta água é conduzida até a estação de tratamento de água e ali ela é tornada água potável para ser distribuída.
Autores: Carlos Scheleder, Geraldo Rodrigues, Leonardo Lau, Marcelo Alves e Tiago Capponi
terça-feira, 8 de junho de 2010
Corsan Sitel e Copesul Braskem !
Postado por Acesso a Água às 19:05
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Postar um comentário