quarta-feira, 14 de abril de 2010

Unicef Avisa!

Estudo do Unicef mostra que meninos e meninas correm risco, já que doenças como a diarréia matam todos os anos 1,5 milhão de crianças menores de cinco anos de idade; iniciativa "Wash in Schools" prevê melhor acesso à água potável, saneamento e higiene nas escolas.

Mais da metade das escolas primárias em 60 países em desenvolvimento não tem instalações adequadas de água e 2/3 não tem saneamento apropriado.

A informação está em estudo lançado nesta segunda-feira em Dubai pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, pela Organização Mundial da Saúde, OMS, e outras agências parceiras.

Risco

O relatório é baseado no programa do Unicef conhecido como "Wash in Schools", ou "Lave nas Escolas", que prevê melhor acesso à água potável, saneamento e higiene nas escolas.

Sem isso, segundo o documento, meninos e meninas correm risco, já que doenças como a diarréia matam todos os anos 1,5 milhão de crianças menores de cinco anos de idade.

O estudo pede acção de legisladores, administradores, comunidades e pais para a implementação da iniciativa "Wash" nas escolas, para que crianças tenham água e instalações sanitárias adequadas.

A directora regional do Unicef para o Oriente Médio e Norte da África, Sigrid Kaag, lembrou que milhões de crianças no mundo em desenvolvimento vão à escolas sem água potável ou vasos sanitários limpos.

Meninas

Ela disse que o "Wash" pode ajudar no cumprimento das Metas do Milénio, como o acesso universal à educação primária, redução da mortalidade infantil e da proporção de pessoas sem saneamento básico.

O relatório também aponta para a protecção dos direitos das meninas à educação, já que muitas se recusam a frequentar escolas que não são limpas e seguras.

Rádio ONU

fonte: http://noticias.sapo.cv/info/artigo/1057003.html

1 comentários:

Acesso a Água disse...

Nós concluimos que com a água poluida, crianças e crianças estão pegando doenças provenientes dessa água suja. Nós temos que preservar muita mais nossa água, pois além de prevenir doenças podemos prevenir a falta dela num futuro próximo.