Mundo Saudável
O tema das comemorações este ano é 'água limpa para um mundo saudável', e ressalta que a qualidade e a quantidade dos recursos hídricos estão em perigo. Ban lembra que a água insalubre causa mais mortes do que todas as formas de violência, incluindo a guerra.
A especialista independente das Nações Unidas sobre água e saneamento, Catarina de Albuquerque, disse à Rádio ONU, de Coimbra, em Portugal, que o acesso à água potável é uma questão de direitos humanos com graves implicações para a saúde, educação e segurança pessoal das crianças.
Falta de Higiene
"O tema das comemorações deste ano do Dia Mundial da Água é a qualidade. E a qualidade tem um efeito negativo sobre a população em geral mas esse efeito é mais exacerbado nas crianças porque elas são mais vulneráveis", afirmou.
Catarina de Albuquerque é uma das signatárias de um comunicado preparado por vários relatores das Nações Unidas para a área de direitos humanos sobre o Dia Mundial da Água.
Segundo dados da ONU, cerca de 1,5 milhão de crianças com menos de cinco anos morrem anualmente devido à falta de higiene e acesso à água potável.
fonte : http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/177824.html
terça-feira, 25 de maio de 2010
Acesso a água é direitos humanos , confirma a ONU !
Postado por Acesso a Água às 14:32
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
A água é fonte da vida e o elo que une os seres humanos no planeta. Ela está diretamente relacionada a todos os objetivos da ONU: melhoria da saúde materna e infantil, maior esperança de vida, capacitação da mulher, segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.
Postar um comentário